sexta-feira, 8 de agosto de 2008

POUSADA CERRADO SERRA DA MESA

Pousada Cerrado Serra da Mesa



SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO 03
1 IDENTIFICANDO OS SERVIÇOS 04
2 ANALISANDO O MERCADO 06
3 ESCOLHENDO A LOCALIZAÇÃO 09
4 DIMENSIONANDO O EMPREENDIMENTO 10
5 DEFININDO OS INVESTIMENTOS FIXOS 11
6 CALCULANDO A RECEITA E OS CUSTOS 13
6.1 Receita de Serviços 14
6.2 Quantificação e Custos da Mão-de-Obra 15
6.3 Demais Custos Fixos 16
6.4 Demais Custos Variáveis 17
7 CALCULANDO O CAPITAL DE GIRO 18
8 DEFININDO O INVESTIMENTO TOTAL 19
9 ANALISANDO OS RESULTADOS 20
9.1 Financeiros 20
9.2 Econômicos 21
9.3 Social 22
10 ANALISANDO AS FONTES DE RECURSOS 23

I – INTRODUÇÃO

Este plano de negócios tem por objetivo apresentar o empreendimento Pousada Cerrado Serra da Mesa , localizada no interior do Estado de Goiás, mais precisamente no Município de Niquelândia, na Região Serra da Mesa. A partir desse plano é possível constatar a viabilidade deste empreendimento turístico, com vistas no potencial ecoturistico da região, na falta de infraestrutura e na crescente demanda turística.
O Lago Serra da Mesa é um forte produto turístico da região nordeste do Estado. A cidade de Niquelândia foi escolhida para a localização da Pousada Cerrado Serra da Mesa , pela facilidade de acesso e por apresentar atrativos que atendem às demandas dos novos segmentos turísticos constituídos pelo turismo em áreas naturais, como a pesca esportiva, o ecoturismo, turismo esportivo e de aventura, sempre desenvolvidos por pessoas que viajam em busca do natural e do rústico.
Cerrado é o nome regional dado às savanas brasileiras. Cerca de 85% do grande platô que ocupa o Brasil Central era originalmente dominado pela paisagem do cerrado, representando cerca de 1,5 a 2 milhões de km2, ou aproximadamente 20% da superfície do País. O clima típico da região dos cerrados é quente, semi-úmido e notadamente sazonal, com verão chuvoso e inverno seco. A pluviosidade anual fica em torno de 800 a 1600 mm. Os solos são geralmente muito antigos, quimicamente pobres e profundos.
A conservação dos recursos naturais dos cerrados é representada por diversas categorias de unidades de conservação, de acordo com objetivos específicos: oito parques nacionais, diversos parques estaduais e estações ecológicas, compreendendo cerca de 6,5% da área total de cerrado (Cerrado: caracterização, ocupação e perspectivas, Dias, 1990). Entretanto, esta extensão é ainda insuficiente e mais unidades de conservação precisam ser criadas para proteger a biodiversidade que ainda preserva.
O Município de Niquelândia possui infra-estrutura urbana suficiente para o crescimento destes segmentos. Entretanto, novos investimentos em infra-estrutura turística, capacitação de mão-de-obra, criação e consolidação de produtos turísticos conferem à localidade as condições ideais para investimentos em meios de hospedagem, dada a expectativa de aumento da demanda, não só para Niquelândia, mas para todos os demais municípios que compõem o Lago Serra da Mesa.
O ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
O tamanho da Pousada é um modelo com 20 apartamentos /chalés, 1 restaurante, área de lazer com piscina, salão de jogos, quadras esportivas, área de camping, pesca esportiva, arvorismo, paintball e píer bar.

1 IDENTIFICANDO OS SERVIÇOS

O projeto arquitetônico prevê a construção de uma unidade hoteleira a ser
edificada em terreno medindo 4688.25 m2, localizado no Município de Niquelândia, Goiás, distante 330 km de Brasília-DF e 250 km de Goiânia-GO.
Os serviços oferecidos por um meio de hospedagem, de modo geral, são definidos em função de algumas variáveis. A motivação de viagem, o estilo de vida, renda, idade e forma de organização da viagem são alguns dos aspectos importantes a serem observados.
A literatura sobre o comportamento do consumidor-turista mostra que
estes, tanto os que procuram o interior quanto o litoral, possuem características
heterogêneas. Estudos mostram que existem, basicamente, quatro tipos de turistas:

• O turista de grupos organizados
aquele que só viaja em pacotes , totalmente
dependente do turismo institucionalizado.
• O turista de pacotes individuais
apesar de depender de operadoras e agências de
viagens, receptivo e guias, gosta de ter maior mobilidade dentro da cidade visitada.
• O explorador
tem espírito aventureiro, prefere escolher o seu próprio roteiro. Apesar
de não viajar de forma convencional, não abre mão do conforto da hospedagem e
transportes seguros.
• O andarilho
extremamente aventureiro, não tem roteiro de viagem pré-determinado,
gosta de destinos de longa distância e interage de forma intensa com a cultura do
destino visitado.
Essa tipologia dos turistas mostra que quanto maior for o grau de organização da
viagem, sob o ponto de vista da utilização das empresas organizadoras, maior será a necessidade do turista em preservar os aspectos familiares na sua viagem.
À medida em que o turista se afasta das viagens padronizadas, é atraído pelo novo, pela aventura (AMBRÓSIO, 2002). Assim sendo, o meio de hospedagem precisa dispor de serviços que conquistem e mantenham a demanda turística, atendendo aos gostos de cada segmento trabalhado.
Além dos 20 apartamentos, o projeto arquitetônico prevê recepção, restaurante, salão de jogos, área de camping, pesca esportiva, arvorismo, paintball trilhas ecológicas e parque aquático.
Considerando-se o porte da Pousada e a sua localização, a Pousada Cerrado Serra da Mesa oferecerá os seguintes serviços:

1 - Hospedagem em apartamentos / chalés
2 - Restaurante
3 - Parque aquático (piscina adulto e infantil)
4 - Salão de jogos
5 - Pesca esportiva
6 - Área de Camping
7 - Esporte de Aventuras (Arvorismo, paintball, canoismo, trilhas ecológicas)
8 - Passeios ao município de Niquelândia, com guias
9 – Pomar de Frutos do Cerrado

A Pousada contará com uma área edificada de 1.110 m2, onde serão construídos 5 blocos de 04 apartamentos cada, além de um bloco para a recepção, restaurante e o parque aquático, conforme discriminação abaixo:

a) Bloco de recepção (salas de apoio administrativo, sanitários sociais e almoxarifado), Apoio de serviços (Lavanderia, vestiário e alojamento de funcionários) e Estacionamento com 30 vagas.
b) Bloco dos apartamentos / chalés (20 suítes), localizado na parte central.
c) Parque aquático, o restaurante e área de lazer (salão de jogos, redário e playground). Localizado na parte superior das construções. Consta de duas piscinas, uma para adulto e outra para crianças.
Próximo ao parque aquático, em área bastante arborizada, foi escolhido um
espaço para descanso após o almoço ou jantar. Deve possuir cadeiras tipo chaise longue, redes, música ambiente suave, jornais do dia, revistas, salão de jogos, playground e uma fonte artificial sempre jorrando água, para tornar o ambiente ainda mais relaxante.
Como a Pousada terá um poço para abastecimento de água, haverá um
reservatório com capacidade média de 10.000 litros.

2 ANALISANDO O MERCADO

A expansão do turismo é conseqüência de uma serie de fatores que estão
ocorrendo no mundo, principalmente nas áreas de comunicação e transportes, em
decorrência do processo de internacionalização das economias, da nova situação
política, econômica e cultural da Rússia, China e Europa Oriental, da consolidação e crescimento dos mercados asiáticos, da Austrália e Nova Zelândia.
Os países do Cone Sul e a América Latina também seguem essa tendência
mundial, demonstrada, principalmente, pela valorização de produtos ligados à natureza.
Nessa alavancagem mundial do turismo, emergem, a cada dia, novos segmentos do mercado, em função dos desejos de um novo tipo de turista que surge, ávido por destinações onde o fluxo turístico não seja mais tão massificado.
O novo tipo de consumidor no turismo quer conhecer lugares onde exista uma consciência ambiental sedimentada e onde ele veja ressurgir a alma do lugar.
Assim, consolidou-se uma demanda para destinos turísticos onde o meio natural é o maior atrativo.
Os atrativos naturais se constituem em importante impulsionador de fluxo para qualquer localidade turística. Entretanto, no interior, esses atrativos devem ser complementados por um conjunto de serviços, principalmente no interior de Goiás, devido a condições climáticas favoráveis e infra-estrutura turística
incipiente, em relação às existentes na maioria dos destinos turísticos litorâneos, já contemplados com investimentos voltados para o incremento da atividade turística.
O Plano Nacional do Turismo, do Governo Federal, prevê, como um dos seus macroprogramas, o Programa de Roteiros Integrados. Esse Programa foi criado em função da pouca diversidade de produtos turísticos realmente consolidados, em todo o país. De acordo com o Plano Nacional do Turismo, muito do que se tem hoje, colocado para comercialização, está dentro de um número restrito de segmentos e em algumas regiões brasileiras . Esse Programa prevê o aumento de produtos turísticos de qualidade através da organização do espaço geográfico em regiões, para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada da atividade turística.
O Estudo da Implantação de Roteiros Turísticos Temáticos, Segmentados e
Estruturantes do Estado de Goiás, realizado pela AGETUR, SEBRAE/GO, EMBRATUR, identificou e selecionou nove roteiros temáticos, de acordo com a
segmentação feita na oferta turística do Estado de Goiás.
As Temáticas identificadas, foram:

1. Águas;
2. Biosfera Goyaz;
3. Rio Araguaia;
4. Agro-ecológica;
5. Negócios;
6. Ouro;
7. Engenho;
8. Nascente do Oeste;
9. Vale da Serra da Mesa.

A roteirização turística do Estado de Goiás, tem como objetivo explorar a
diversidade dos ecossistemas do Cerrado, alocando oportunidades de
produção de bens e serviços para a comunidade, setor público e privado e demais
instituições envolvidas com a atividade turística.
A identificação desses segmentos turísticos no Estado incentivou o surgimento de Pólos Turísticos e a consolidação do Roteiro do Vale da Serra da Mesa.
A Pousada Cerrado Serra da Mesa será beneficiada, no que concerne à implementação de políticas públicas para o turismo, neste Estado, pois o Município de Niquelândia está localizado dentro da área geográfica que compreende ao Pólo de Serra da Mesa, com uma oferta turística atrativa, caracterizada por aspectos históricos, culturais, religiosos, e principalmente da pesca esportiva e esportes náuticos.
Procedência da corrente turística. O principal fluxo de turistas para o Município de Niquelândia é procedente de Brasília, o mais importante portão de entrada de turistas no Estado de Goiás. Localidades próximas, outras regiões goianas e Estados vizinhos também são potenciais emissores, devido aos
atrativos naturais do município. Segundo pesquisas de demanda turística da Agência Goiana de Turismo AGETUR, o interesse dos turistas estrangeiros em conhecer o interior do Estado de Goiás vem crescendo gradativamente, pela existência de vôos charters regulares para Brasília, que garantem um novo segmento de mercado para a Pousada Cerrado Serra da Mesa.
As empresas de receptivo brasiliense são as responsáveis pela demanda de turistas para o interior do Estado.
Estratégias de Comercialização da Pousada Cerrado Serra da Mesa:
As estratégias de comercialização da Pousada devem ser concebidas
considerando-se o tipo de hóspedes que pretende atender. Pelas características de Niquelândia e dos demais municípios que compõem o Roteiro do Vale da Serra da Mesa e o próprio dimensionamento da Pousada, esta estará adequada para atender aos hóspedes cujo perfil se observa nas pesquisas de demanda turísticas realizadas pela Agência Goiana de Turismo, para o Estado: famílias, casais, grupos de amigos, empresa, escolas e estrangeiros.
Entretanto, a localização da Pousada, por estar fora das áreas de turismo de massa, foco das grandes operadoras turísticas, poderá também conquistar um novo segmento de mercado que já começa a surgir: as viagens personalizadas, realizadas por pessoas que se deslocam sem o contato com o turismo institucionalizado, montando seu próprio roteiro.
Para esse segmento é conveniente a divulgação da Pousada em sites, na internet. Essas pessoas vêm de avião ou viajam em seus próprios carros e procuram, pessoalmente, o meio de hospedagem.

3 ESCOLHENDO A LOCALIZAÇÃO

O empreendimento localizar-se-á no Município de Niquelândia, principalmente por este pertencer ao Roteiro do Vale da Serra da Mesa, região que terá um novo impulso para o desenvolvimento do turismo, com os investimentos já citados.
Niquelândia está localizada a 250 km de Brasília-DF, cujo acesso é realizado pela GO 237 e GO 227, e 382 km de Goiânia - GO pela BR 153.
O Município possui uma população de 38.582 habitantes, distribuídos numa
extensão territorial de 9.879,0 km², nas zonas rural e urbana. A economia é constituída, basicamente, extração mineral, de agricultura de subsistência, da pecuária (leiteira e de corte), do comercio varejista, da pesca, cerâmica e artesanato. O setor de serviços, incrementado pela atividade turística que desponta em Niquelândia é que, certamente, será uma alternativa econômica interessante para a região.
A oferta turística de Niquelândia consiste em atrativos naturais e culturais. Possui o Lago Serra da Mesa (o maior do mundo em quantidade de água), o Lago azul procurado por mergulhadores do mundo inteiro, a Romaria do Muquém uma das maiores do estado. Além desse atrativo, o município dispõe de outros pontos turísticos importantes:
Igreja São José - Matriz
Igreja Santa Efigênia construída pelos escravos
Museu Histórico de Niquelândia
Rua Direita - Cidade antiga
Mirante do Cristo Redentor
Cachoeiras e grutas (Cachoeira de São Bento)
Gastronomia
Festa do Divino Espírito Santo em maio
Festa de Nossa Senhora da Abadia (Muquém), em agosto

A oferta de meios de hospedagem em Niquelândia é constituída de 34 unidades
habitacionais, perfazendo um total de 341 leitos.
O Município tem sido beneficiado com programas de formação de mão-de-obra por diversas instituições. O SEBRAE tem sido um parceiro constante na realização de cursos, tanto para formação de mão-de-obra operacional quanto gerencial para a área do turismo e hospitalidade.

4 DIMENSIONANDO O EMPREENDIMENTO

As dimensões da Pousada Cerrado Serra da Mesa, como qualquer empreendimento da área hoteleira, deve levar em consideração, primordialmente, a quantidade de pessoas a ser atendida no estabelecimento. Portanto, ao se estudar o mercado, deve-se ter uma idéia quanto às possibilidades de demanda para a pousada.
Outro fator que se deve considerar é a capacidade de aporte dos recursos
próprios e de terceiros. A pousada torna-se inviável por um tamanho que não leve em conta a disponibilidade dos recursos ou que não considere as expectativas da
demanda.
Também na definição do tamanho da pousada não se pode abandonar a
existência de terreno com área suficiente e em local adequado, bem como, existência de área para exploração de atividades ecológicas.
Um tamanho sub-dimensionado causa futuros transtornos ao funcionamento da pousada, pois a curto prazo o empreendimento terá que ser ampliado. Um tamanho super-dimensionado, implicará, em que a pousada deverá operar alguns anos com capacidade ociosa, o que significa investimento também super-dimensionado, com custos financeiros não necessários, contribuindo para baixas lucratividade e rentabilidade da pousada.
Uma unidade hoteleira tem seu tamanho medido pelo número de suas unidades habitacionais, complementado com as dimensões totais da área construída, pois as áreas de apoio aos serviços, atendimento, lazer, salão de espera, salão de jogos, lazer e piscina têm suas dimensões estabelecidas em função da quantidade de pessoas que deverão fazer uso das mesmas num determinado instante de utilização máxima.
Assim, a Pousada Cerrado Serra da Mesa será dimensionada para que, com a lotação máxima das 20 unidades habitacionais, atenda sem atropelo a 40 pessoas em qualquer dos seus serviços, principalmente os de hospedagem e alimentação.
TAMANHO DEFINIDO

- 20 apartamentos/chalés com 16 m2, cada, com capacidade para 02
pessoas;
- 01 restaurante, 01 Pier Bar, 01 salão de jogos, 02 piscinas, 01
área administrativa;
- Área total construída - 720,0 m2;
- Área total do terreno - 10.000,0 m2.

5 - DEFININDO OS INVESTIMENTOS FIXOS

São todos os gastos a serem realizados para a implantação da pousada, com todos os bens físicos e mais as despesas realizadas no período da implantação. Essas despesas são chamadas de inversões fixas ou investimentos fixos. Para a Pousada Cerrado Serra da Mesa as inversões previstas são as relacionadas na Tabela correspondente.
O primeiro item do investimento fixo é o terreno onde será instalada a Pousada.
Deve ter uma área total de três a seis vezes maior que a área a ser construída.
As construções civis são o segundo item do investimento fixo. Compreendem todas as despesas desde o projeto de engenharia e arquitetura, as obras preliminares, até as obras complementares para a entrega da obra concluída. Deve-se contar com pessoas especializadas nas áreas de engenharia e arquitetura, para se ter no final uma construção adequada aos fins que se deseja.
Outro item dos investimentos fixos são os equipamentos e instalações próprios de uma pousada. São os equipamentos da cozinha, do bar, do restaurante e as instalações de água quente e fria, som e instalações telefônicas e de informática.
A Pousada deverá dispor de um veículo tipo van para traslado dos hospedes e passeios a localidades próximas.
Mobília são todos os móveis que compõem os ambientes dos apartamentos, recepção, salão de espera, escritório, restaurante, bar e piscina.
Utensílios são todos os materiais não duráveis que compõem os enxovais, as pratarias e a cutelaria. São bens que necessitam de reposição constante, por isso deve-se prever, nos custos, um valor percentual para renovação desses materiais.
Os equipamentos de informática, compõem-se do hardware e software
necessários às atividades do atendimento, caixa, faturamento, movimentação bancária, comunicação em geral e contabilidade da pousada.
As despesas de implantação são as despesas que se efetivam durante a fase do pré-funcionamento da pousada. São despesas como projeto de viabilidade, treinamento de pessoal, contabilidade, diárias, ajuda de custo de viagens dos gestores, adiantamento de contratos e outras despesas antes da entrada em funcionamento da pousada.