quinta-feira, 31 de julho de 2008

EMPRESA CERRADO SERRA DA MESA

EMPRESA CERRADO SERRA DA MESA



1- Empresa Cerrado Serra da Mesa
2- Cerrado
3- Proteção à Natureza / RPPN
4- Projeto “Reserva Cerrado Serra da Mesa”
5- Objetivo
6- Parceiros
7- Custeio
8- Fontes de Pesquisa

1- Empresa Cerrado Serra da Mesa
A empresa Cerrado Serra da Mesa foi aberta em janeiro de 2008, localizada no interior do Estado de Goiás, mais precisamente no Município de Niquelândia, na Região Serra da Mesa, seus proprietários Dhiogo Seronni Carvalho e Karla Cristian da Luz Brito Carvalho.
O empreendimento trata-se de uma pousada, com nome fantasia de Pousada Cerrado Serra da Mesa. Para a construção foi adquirido um terreno de 15.000 m², no valor de R$52.500,00 as margens do Lago Serra da Mesa (o maior do mundo em quantidade de água). É importante lembrar que o empreendimento encontra-se em processo de elaboração e captação de recursos.

2- Cerrado



É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .
Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal.O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.
Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.
Entre as espécies vegetais que caracterizam o Cerrado estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, a catuaba e o indaiá. Debaixo dessas árvores crescem diferentes tipos de capim, como o capim-flecha, que pode atingir uma altura de 2,5m. Onde corre um rio ou córrego, encontram-se as matas ciliares, ou matas de galeria, que são densas florestas estreitas, de árvores maiores, que margeiam os cursos d’água. Nos brejos, próximos às nascentes de água, o buriti domina a paisagem e forma as veredas de buriti.
Os Cerrados apresentam relevos variados, embora predominem os amplos planaltos. Metade do Cerrado situa-se entre 300 e 600m acima do nível do mar, e apenas 5,5% atingem uma altitude acima de 900m. Em pelo menos 2/3 da região o inverno é demarcado por um período de seca que prolonga-se por cinco a seis meses. Seu solo esconde um grande manancial de água, que alimenta seus rios.
A presença humana na região data de pelo menos 12 mil anos, com o aparecimento de grupos de caçadores e coletores de frutos e outros alimentos naturais. Só recentemente, há cerca de 40 anos, é que começou a ser mais densamente povoada.



Área total:
aprox: 2.100.000 km2
com ação antrópica: 700.000 km2

3- Proteção à Natureza / RPPN
Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, define-se como: área de domínio privado, a ser especialmente protegida por iniciativa de seu proprietário, instituída e considerada pelo Poder Público de relevante importância, pela sua biodiversidade ou aspecto paisagístico, ou ainda por outras características ou atributos que justifiquem a ação de sua recuperação e manutenção.
A RPPN será criada por expressa manifestação do proprietário, em caráter "perpétuo", e averbada no Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição imobiliária competente assim que aprovada a sua criação.
Legislação vigente sobre instituição de Reservas Particulares do Patrimônio Natural no BRASIL: Decreto Federal nº 1.922, de 05 de junho de 1996; No Estado de Minas Gerais vigora o Decreto Estadual nº 39.401, de 21 de janeiro de 1998.

4- Projeto “Reserva Cerrado Serra da Mesa”


5- Objetivos da Reserva
I- Colaborar com a conservação e defesa do ecossistema do Cerrado;
II- Colaborar com a integração e melhoria das condições humanas no Cerrado através de elaboração e execução de projetos e ações sociais;
III- Desenvolver e apoiar estudos, pesquisas, projetos, cursos, seminários, encontros e ações em prol da conservação e desenvolvimento sustentável do Cerrado;
IV- Trabalhar pela preservação da fauna do Cerrado;
V- Promover e buscar o intercâmbio de informações entre órgãos governamentais e não-governamentais de comum interesse na região do Cerrado;
VI- Buscar apoio técnico e financeiro de órgãos nacionais e internacionais, empresas públicas ou privadas que se interessem e apóiem o uso racional dos recursos naturais do planeta;
VII- Buscar o fortalecimento da associação através de convênios, parcerias, acordos e contratos com outras entidades de mesmo interesse e fim;
VIII- Prestar serviços e consultorias na área de planejamento e execução de atividades relacionadas ao meio ambiente e sócio-culturais;
IX- Colaborar com a defesa, conservação e promoção da cultura e do patrimônio artístico e histórico do Cerrado.

6- Parceiros
http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/
http://www.wwf.org.br/
http://www.turismo.gov.br/

7- Custeio

8- Fontes de Pesquisa
www.cidadania.net
http://www.cerradovivo.org.br/
www.portalbrasil.net/cerrado.htm
CONTATO: DHIOGO SERONNI CARVALHO
E-mail : dhiogoseronni@gmail.com
Fone: (62) 8592 7844
Site: www.cerradoserradamesa.com.br