quarta-feira, 30 de setembro de 2009
domingo, 13 de setembro de 2009
PRAÇA DO TUCUNARÉ AZUL
NIQUELÂNDIA - PRAÇA DO TUCUNARÉ AZUL
Projeto ousado será construído na praça onde funcionava a Câmara Municipal: obra atrairá mais turistas
Um projeto audacioso, com o claro propósito de alavancar o turismo em Niquelândia. Assim será a Praça do Tucunaré Azul, a ser construída nos próximos 120 dias para ser inaugurada em dezembro pelo prefeito Ronan Rosa Batista (PTB). Estima-se que a obra a ser feita na Praça Luiz Taveira custará entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões aos cofres do município. A atual "Praça da Câmara" começou a ser preparada na segunda-feira (27), quando o prédio da Câmara Municipal de Niquelândia começou a ser cercado por tapumes.
A atual sede do Legislativo será demolida nos próximos dias (manualmente, por operários) para ceder seu lugar ao novo espaço público de convivência e lazer. Floreiras em concreto já foram derrubadas por tratores. Uma popular tradicional lanchonete também irá ao chão, enquanto a banca de revistas deixará o local e será transferida provisoriamente para a calçada de uma agência bancária, em frente. A nova praça também decreta o fim do tradicional Carnaval de rua nos arredores da Câmara e da Avenida Brasil (na região central de Niquelândia), em 2010. A administração da cidade ainda estuda onde fará os festejos do Momo no próximo ano.
DETALHES DA PRAÇA
Elaborado durante quatro meses pelo arquiteto Wendel Vitor de Morais, da Secretaria Municipal de Planejamento, os detalhes da obra estão sendo revelados, com exclusividade, pelo Diário do Norte: o projeto da Praça do Tucunaré Azul será tocado pela Construtora Refratex (da própria cidade) e prevê que o terreno atual (de 2.304,3 metros quadrados) receba 4.291,3 m² de "edificações artísticas", em dois níveis (superior e inferior). O conjunto da obra terá a construção de um prédio todo em vidro para abrigar as sedes do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e da Secretaria Municipal de Turismo. Essa estrutura terá cobertura em formato de arraia com dois pilares de sustentação revestidos no formato de tucunarés azuis.
LAGO SERRA DA MESA
Fora isso, prevê a construção de uma réplica do Lago Serra da Mesa (uma espécie de espelho d'água, com 435 m²). Dentro da "área inundada", por assim dizer, serão colocadas quatro esculturas de animais (trabalhadas em fibra) representando uma paca, uma anta, um jacaré, três tartarugas e quatro capivaras. Na borda da réplica do lago, também serão instaladas duas esculturas, que irão retratar fielmente a imagem de um pescador, em dois momentos: numa delas, o pescador aparecerá com um tucunaré sendo fisgado.
Na outra escultura, o mesmo pescador estará agachado, devolvendo o peixe ao lago. Nessa réplica do Lago Serra da Mesa, na futura praça, serão colocadas várias espécimes de peixes que hoje se desenvolvem nos quase 1,8 mil m² de área do lago verdadeiro. Haverá, ainda, um totem eletrônico com informações sobre os demais pontos turísticos do município; e três telefones públicos em formato de aquário. Quem fizer ligações verá peixes ao redor, bem de pertinho.
A obra da Praça do Tucunaré Azul também prevê a reprodução fiel da chamada Serra Negra (que fica a 40 quilômetros da área central de Niquelândia, nas proximidades da mineradora Anglo American). Essa "obra de arte" (em fibra, concreto armado e estruturas metálicas) terá 10 metros de altura, com mirante e cascata.
"Com essa bela praça, que vai reunir todos esses elementos diferenciados num único local, vamos emplacar o nome de Niquelândia no cenário do turismo estadual, nacional e até mesmo mundial. Queremos atrair o turista e o pescador esportivo, para que venham ao nosso município, para que venham consumir no nosso comércio. A praça, com certeza, será um marco para que tudo isso ocorra, com muita firmeza. Mas o nosso comércio também precisa melhorar e investir, para receber bem o turista, para que o reconhecimento da nossa cidade ocorra também pelo turismo, além do minério de níquel em si", detalhou o prefeito Ronan Batista. Ele fez o anúncio da obra durante a 16ª Exposição Agropecuária da cidade, encerrada no último final de semana.
O "padrinho" da obra (conforme já foi noticiado pelo DN) será o pescador profissional Nelson Nakamura. Amigo pessoal de Ronan, Nakamura mora em São Paulo (SP) e é figura constante em pescarias no Lago Serra da Mesa, ajudando a divulgar o nome de Niquelândia em todo o Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)