PORANGATU
Samu pronto para entrar em ação
O médico Dhiogo Seronni fala aos parceiros do Samu em Porangatu.
Concretizar uma parceria entre a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as polícias Militar (PM) e Civil, visando estabelecer uma maior qualidade no serviço de atendimento médico de urgência prestado à população. Esse foi o tema da reunião realizada na segunda-feira (27), no Senac de Porangatu, reunindo representantes dessas instituições. Promovido pelo coordenador geral do Samu Região Norte/Serra da Mesa, Dhiogo Seronni Carvalho, o encontro foi o primeiro após a inauguração do serviço em Porangatu, ocorrido durante as festividades do 59º aniversário do município, na semana passada.
O Samu funciona 24 horas por dia, atendendo as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, em residências, locais de trabalho ou vias públicas. A solicitação do socorro deverá ser feita para o telefone 192, gratuitamente, e será atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
"É nesse sentido que essa reunião se faz importante, pois todos esses parceiros têm atuação já consagrada nas urgências dessa natureza", esclareceu.
De acordo com o material apresentado pelo coordenador durante a reunião, o serviço também se constitui em um importante observatório do sistema e da saúde da população e induzirá a organização da rede de atenção e estruturação dos serviços, permitindo o enlace com outros atores não oriundos da saúde. O tenente Ricardo Farias Bailona, comandante do 14º Subgrupamento de Bombeiros, comemorou o início das atividades do Samu e frisou que o serviço vai se somar com a corporação.
Já o delegado Edson Asevedo, titular da 12ª Delegacia Regional de Goiás, disse que a atuação do Samu auxiliaria os agentes da polícia civil quando a natureza da emergência atendida for conseqüência de um crime. Nesses casos, conforme explicou, a equipe do Samu pode dar um auxílio precioso às investigações. O comissário também disse esperar que, nos casos das mortes naturais, os médicos do serviço possam trabalhar na verificação da causa dos óbitos.
Para o tenente coronel Júnio Bisinotto, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), nem sempre o policial militar está preparado para dar os primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito, por exemplo, e dentro dos perímetros urbanos, num passado não muito distante, era ele que realizava esse pronto atendimento.
O Policial Rodoviário Sampaio apontou que a PRF sempre colaborou com a PM, Bombeiros e Polícia Civil e que o Samu vai somar com o sistema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário